Aguarde...

Benvindos

Notícias

Visitas Domiciliárias Falsas

Tendo chegado ao conhecimento do Conselho Diretivo da ARS, diversas denúncias relacionadas com visitas domiciliárias realizadas por indivíduos que se fazem passar por profissionais de saúde (enfermeiros), com conhecimento das rotinas dos utentes (nome, morada, medicação) e aproveitando-se do facto de estar em curso a campanha de vacinação da COVID-19,  introduzem-se em casa dos idosos, tirando fotografias e fazendo menção que irão voltar para agendarem a vacinação ao domicílio,  deverão ser adotadas medidas imediatas para combater estas situações preventivamente ou sempre que for detetada uma destas situações:

  1. Participação à PSP local;
  2. Afixação no ACES/Unidades Funcionais, de cartazes informativos, alertando sobre estas situações, com indicação dos telefones de contacto em caso de dúvida, por exemplo do Gabinete do Cidadão respetivo;
  3. Esclarecimento à população de que os profissionais de saúde (enfermeiros) não se deslocam a casa dos utentes para agendarem visitas, com comunicação à imprensa local;
  4. Implementação de cartões do SNS identificativos dos profissionais, gerais ou específicos para as visitas domiciliárias.

O Gabinete Jurídico e do Cidadão da ARSLVT encontra-se à disposição para o esclarecimento ou acompanhamento de qualquer destas situações.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Sara Baptista

Secretariado do Conselho Diretivo ARSLVT,IP

 

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.

Av. Estados Unidos da América, 75-77

1749-096 Lisboa, PORTUGAL

TEL +351 21 8424807  FAX +351 21 8499723

www.arslvt.min-saude.pt

Administração 26/01/2021


Ver Todas