Orçamento da Junta para 2011 aprovado
05 de Janeiro de 2011

A Assembleia de Freguesia de Pontével aprovou no dia 23 de Dezembro, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2011.

Segundo informou o presidente da Junta de Freguesia, José António Sobreira, o objectivo para 2011 "é assegurar a continuidade dos serviços prestados pela Junta de Freguesia". O orçamento apresenta um valor total de 475.530€ e a maior fatia de despesa destina-se ao pessoal (que representa cerca de 50% do orçamento) e à aquisição de bens e serviços, sobretudo para os refeitórios das escolas (que consome cerca de 35% do orçamento).

Quanto aos investimentos, a Junta de Freguesia irá apostar em 2011 na construção do novo Parque Infantil, na requalificação do edifício da Junta, com substituição de portadas e janelas que se encontram bastante degradadas, construção de uma rampa na entrada da Junta para o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e continuidade do projecto de modernização administrativa.

A redução das verbas irá condicionar a realização de alguns eventos, afirmou José António Sobreira, esclarecendo que "apenas se vão realizar os mais emblemáticos, como a Artével, Rainha das Vindimas, Festa dos Fazendeiros, Quadro de Excelência e Grande Prémio de Atletismo". Iniciativas como o Encontro de Estudantes ou a Festa de Natal não se vão realizar em 2011.

O apoio às colectividades também vai ser feito em moldes diferentes. O presidente da Junta de Freguesia esclareceu que não vão ser assinados protocolos com o associativismo, mas que o apoio é vai continuar a ser feito e de forma mais concreta. "Foi muito doloroso termos que renunciar ao protocolo com as colectividades, no entanto, não assinarmos protocolo não quer dizer que vamos deixar de apoiar. Como as dificuldades de tesouraria são maiores, não podemos assumir compromissos de longo prazo. À medida que as colectividades vão agendando as suas actividades, nós vamos apoiando dentro das nossas possibilidades", afirmou José António Sobreira.

No ano de 2011, a Junta de Freguesia vai poder contar ainda com mais 82 mil euros de transferência de verbas da Câmara Municipal do Cartaxo, informou ainda o presidente do executivo, acrescentando que "a Câmara Municipal reconheceu as nossas necessidades e aumentou o protocolo de descentralização de competências". Este valor será canalizado para mais investimento na freguesia, assim como para reforçar a vertente operacional dos serviços da Junta. A área social poderá ser também mais valorizada.