Artével está de regresso à vila de Pontével
13 de Junho de 2011

De 17 a 19 de Junho, Pontével recebe a Artével 2011 - XX Feira de Artesanato e Artes Plásticas / V Feira da Caspiada. Apesar do corte de cerca de 40% no orçamento do evento, o presidente da Junta de Freguesia está confiante no êxito do certame, que conta este ano com várias novidades e o mesmo número de expositores.

"A quantidade de stands vai ser a mesma. As pessoas aderiram de igual forma e tivemos, inclusive, de recusar inscrições, porque o espaço também não nos permite crescer", referiu José António Sobreira.

Quanto à animação, a aposta vai para a "prata da casa" e o presidente da Junta de Freguesia considera que "o programa está recheado de bons atractivos para que a população e o público em geral nos visitem nos três dias". Na primeira noite, realiza-se o espectáculo de eleição da Rainha das Vindimas da freguesia, que à semelhança do ano passado, terá como cenário a frente da Igreja Matriz.

No sábado à tarde, serão apresentadas as "Histórias da História de Pontével", uma recriação histórica feita pelo Agrupamento D. Sancho I, nomeadamente no âmbito do 1.º ciclo. "É um programa muito interessante, que conta vários episódios da história de Pontével, e como muitos pais não o puderam ver nos dias em que foi apresentado, nós lançámos o desafio à escola para o apresentar na Artével", explica José António Sobreira. À noite, realiza-se o tradicional Festival de Folclore.

No domingo, o folclore volta ao palco da Artével, dessa vez com os grupos infantis. À noite, Pontével vai assistir "a um espectáculo inédito", estreado nessa noite, que junta no mesmo palco a Orquestra de Acordeões e a Banda da Sociedade Filarmónica.

A caspiada volta a fazer parte integrante do certame da Artével, assim como outros doces tradicionais da freguesia.