Artével 2011 foi uma das melhores de sempre
21 de Junho de 2011

Pontével promoveu as artes, os ofícios tradicionais e a doçaria regional entre os dias 17 e 19 de Junho, durante mais uma edição da Artével - Feira de Artesanato e Artes Plásticas, que atingiu este ano a sua 20.ª edição. Paralelamente, o Largo da Igreja Matriz recebeu também a V Feira da Caspiada. Cerca de meia centena de artesãos voltaram a participar neste certame, organizado pela Junta de Freguesia, que este ano apostou na "prata da casa" e ficou satisfeita com o resultado, salientado sobretudo a afluência de visitantes.  "Mesmo rumando contra a maré há cerca de três anos, tivemos este ano a melhor Artével de todos os tempos", afirmou o presidente da Junta de Freguesia, José António Sobreira.

Durante os três dias foram vendidas cerca de duas mil caspiadas e, segundo as estimativas da Junta de Freguesia, passaram diariamente pelo recindo da feira cerca de cinco mil pessoas.

O dia da abertura ficou marcado pela homenagem, a título póstumo, ao pintor e escultor da terra, Renato Ribeiro, que participou no certame desde o seu início, em 1991. Foi também neste dia que Catarina Amorim foi eleita Rainha das Vindimas da freguesia, no decorrer de uma gala que contou com a actuação dos Bizu Walking Band.  O folclore - infantil e adulto - fez parte também do programa do certame, assim como uma recriação sobre a história de Pontével, levada ao palco pelos alunos da EB 2,3 de Pontével. A noite de encerramento da Artével foi aguardada com expectativa e revelou-se num dos momentos altos do certame, proporcionado pelo espectáculo inédito que colocou no mesmo palco, a tocar em conjunto, a Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense e a Associação Académica Orquestra de Acordeões do Cartaxo.