Relatório de Atividades e Contas de 2011
20 de Maio de 2012

A Assembleia de Freguesia de Pontével aprovou no dia 25 de abril, por maioria, com os votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD e do BE, as Contas e o Relatório de Atividades e de Gestão de 2011.
Com uma execução orçamental de pouco mais de 70%, o presidente da Junta de Freguesia, José António Sobreira, afirmou que ainda que os objetivos do executivo não tenham sido atingidos, a Junta de Freguesia conseguiu dar resposta às principais necessidades da população. "Tivemos uma redução de custos com o pessoal na ordem dos 36 mil euros em relação a 2010 e a aquisição de bens e serviços teve também uma redução de 30%. Apesar disso, conseguimos prestar o mesmo serviço e dar resposta às principais necessidades da população", frisou o autarca, afirmando que isso só foi possível graças ao esforço e dedicação do executivo e dos colaboradores. "Obviamente que queríamos ter feito muito mais, mas perante a situação económica do país e das próprias autarquias, foi difícil conseguirmos verbas para fazer face às despesas", reforçou.
O orçamento inicial da receita para 2011 foi aprovado com uma previsão no montante de 475.530,00 euros e após as respetivas revisões foi posteriormente aprovado com um valor de 562.287,96 euros. A receita liquidada e cobrada totalizou 411.931,51 euros, resultando num grau de execução de 73,25%.
Com o mesmo montante em orçamento final, a despesa realizada e paga totalizou no final do ano o valor de 413.658,85 euros, culminando num grau de execução da despesa de 73,56%.
Além da limpeza diária das ruas, recolha de monos e outros lixos, limpeza de valetas, poda de árvores e conservação dos espaços verdes, a Junta de Freguesia procedeu à construção de aquedutos nos vários lugares da freguesia, construiu três novas gares para contentores do lixo e reparou calçada em vários arruamentos. Entre as obras de requalificação desenvolvidas, destaca-se a construção da rampa de acesso à Igreja Matriz, os trabalhos de conservação da fonte da Quinta de Santa Luzia, intervenções no Largo dos Agricultores (Casais da Amendoeira) e pintura de candeeiros no Largo do Rio da Fonte.
A Junta de Freguesia continua a promover o programa de atividades para os seniores, estando atualmente em funcionamento três turmas de informática, duas turmas de hidroginástica, três turmas de atividade física e o ateliê de arraiolos, com 20 participantes. No âmbito da área da educação, a Junta de Freguesia continua a assegurar o transporte das crianças do 1.º ciclo e jardim de infância e o fornecimento de refeições aos alunos do 1.º ciclo, jardim de infância e creche, sendo que nos primeiros três meses do ano foram servidas um total de 10.753 refeições.