Concurso da Rainha das Vindimas passa por Pontével
27 de Setembro de 2010

O Auditório Luís Eugénio Filipe, em Pontével, recebeu no dia 25 de Setembro as oito candidatas do concurso da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2010. À semelhança do ano anterior, as concorrentes efectuaram nesse palco a sua prova de Expressão e Comunicação, centrada na Implantação da República, tema associado ao concurso deste ano.

As jovens representantes das oito freguesias do concelho exploraram o contexto do antes e do depois da Implantação da República, assim como os valores defendidos pelos republicanos.

A expressão dramática foi a forma de comunicação que a maioria das concorrentes adoptou na sua apresentação e Vanessa Descalço, representante da freguesia de Pontével, não fugiu a essa tendência. Foi a quarta candidata a subir ao palco e, perante um cenário que retratava a casa de uma família pontevelense nos anos 30 e 40, Vanessa assumiu o papel de uma avó que fazia questão de incutir nos netos os conhecimentos do passado da sua terra.

Vanessa Descalço falou de alguns republicados de Pontével, da primeira Escola Primária, inaugurada em 1916, e do episódio do comício republicano realizado no Casal d' Ouro (Vila Chã de Ourique), que contou com a presença de Alexandre Braga, em que a Banda Filarmónica de Pontével apareceu a tocar A Marselhesa - "um momento delirante que arrecadou grandes aplausos e muitas vivas à República", caracterizou a candidata pontevelense.