Associação Humanitária

Missão

Com a verificação da necessidade de mais operadores no âmbito do transporte de doentes, a Associação Humanitária da Freguesia de Pontével (AHFP) foi constituída em 31 de Outubro de 1995. Foi conferido o Alvará n.º 116, pelo INEM, em 1 de Setembro de 1997, tendo iniciado a sua actividade em 1 de Dezembro do mesmo ano.

AHFP 1Considerando o relevante serviço prestado à comunidade, durante as 24 horas, em 1 de Julho de 2000 é conferido à Associação o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com fins de saúde, com efeitos a 17 de Dezembro de 1999 adquirindo, automaticamente, a natureza de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, conforme publicação no D.R. n.º 145 - III Série, de 25 de Junho de 2001.

A missão principal é transportar doentes de e para os organismos prestadores de cuidados de saúde, durante 24 horas. Todos os dias a AHFP presta serviço não só à população da Freguesia de Pontével, como também a todas as Freguesias do Concelho do Cartaxo.

AHFP 2De salientar o apoio aos idosos acamados, nomeadamente, no transporte entre domicílios, os serviços de retorno do Hospital de Santarém - EPE, para o domicílio durante a tarde, a noite e a madrugada, assim como do transporte de doentes para os tratamentos fisioterapêuticos e consultas.

Atendendo à disponibilidade dos Voluntários, a Associação tem prestado apoio, gratuitamente, a actividades desportivas e recreativas desenvolvidas no concelho do Cartaxo, nomeadamente, aos fins-de-semana e feriados.

Protocolos

Numa estratégia da resolução de problemas comuns e considerando a necessidade de aumentar a eficiência e eficácia dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, em Outubro de 2000 foi celebrado um protocolo entre a Associação Humanitária, os Bombeiros Municipais e o Núcleo da Cruz Vermelha do Cartaxo.

Em 2004, integrou a Rede Social do Concelho do Município do Cartaxo, com o objectivo de combater a pobreza e a exclusão social numa perspectiva de promoção e desenvolvimento social.

Em 2005 a Associação estabeleceu um protocolo de cooperação com o Instituto de Reinserção Social com vista à criação facilitadora da execução de prestação de trabalho a favor da comunidade.

No final de 2005, foi estabelecido um acordo de prestação de serviços aos beneficiários da PT - ACS, visando regular, os serviços de transporte em ambulância aos referidos utentes.

Mais recentemente, foi apresentado à Junta de Freguesia de Pontével um Projecto de Parceria de Apoio ao Idoso, direccionado aos idosos com
rendimentos de valores reduzidos, desprovidos de apoio familiar e cujo estado de mobilidade não lhes permita autonomia nas suas deslocações aos organismos prestadores de cuidados de saúde.

Sócios

Actualmente, a Associação Humanitária tem 1046 sócios efectivos, sendo o valor mensal da quota um euro (1€) e abrangendo o agregado familiar. O sócio e o respectivo agregado familiar gozam de uma redução de 50% do custo do transporte, em ambulância.

Para efectuar a sua inscrição de sócio dirija-se à sede da Associação, sita no Largo Camões, 4, em Pontével.

Recursos Humanos

A crescente necessidade de responder a certos problemas de saúde / acção social levou a reforçar as capacidades da Associação em matéria de recursos humanos. Assim, actualmente, prestam serviço nesta Instituição 8 (oito) funcionários, em regime de contrato sem termo e 35 (trinta e cinco) voluntários.

Importa salientar que no interesse da comunidade em geral e dos doentes em particular, disporem de uma rede de transportes de saúde e apoio social, nomeadamente, a pessoas em situação de dependência, com o objectivo de lhes garantir a cabal satisfação das suas necessidades nestas matérias, assume particular importância o enorme contributo dos nossos voluntários.

De referir que actualmente a média anual de transporte de doentes é de 7.000 serviços.

Viaturas

No que diz respeito às Viaturas, de realçar uma viatura Tipo B, disponível com equipamento para serviço de socorro, duas viaturas Tipo A1 - Transporte de Doentes e uma A2, equipada com elevador eléctrico e sistema de segurança para cadeira de rodas.

Instalações

Dada a natureza da actividade em questão, as actuais Instalações estão inadequadas, quer em relação às infra-estruturas, quer em relação ao seu enquadramento na Vila.

Objectivos

Promover a qualidade do serviço a prestar à comunidade do Concelho do Cartaxo, em particular à Freguesia de Pontével;

Permitir à nossa Associação encarar o futuro com um maior sentimento de estabilidade e enfrentar os desafios que se nos colocarão nos próximos tempos, o que implica dotar a Associação de uma nova Sede, de forma a permitir dignificar, ainda mais, o trabalho dos funcionários e dos voluntários, induzindo motivações de interesse do bem comum e da causa pública, e que garantam a possibilidade da consolidação de um papel fulcral para uma necessidade colectiva - o Transporte de Doentes na nossa Freguesia e no Concelho.

Contactos

Morada: Largo Camões, 4
2070 Pontével
Telefone: 243790470
e-mail: a.h.f.pontevel@iol.pt

› AGENDA
› NEWSLETTER
Email
destaques